O ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou hoje (5) ao presidente Lula um pacote de medidas que prevê R$ 8 bilhões em investimentos nos próximos quatro anos para fortalecer, principalmente, a educação básica. "Embora nós não abdiquemos da visão sistêmica da educação, é preciso verificar que o sistema como um todo tem que centrar sua energia na melhoria da educação básica", afirmou Haddad após a reunião com o presidente.
O pacote, que foi batizado de Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), reúne cerca de 20 iniciativas. A liberação dos recursos da União vai depender do cumprimento de metas estabelecidas no programa.
“A União dará apoio técnico a todos os municípios, mas o apoio financeiro dependerá de um recorte feito pelo índice criado pelo programa”, disse o ministro.
Entre as medidas previstas, está a criação de um Plano de Ação Integrada com os municípios para melhorar a qualidade do ensino e condicionar a entrega dos recursos, a capacitação de professores e a criação de conselhos escolares.
Leia também
Na próxima semana as medidas previstas no PDE passarão pela análise de educadores e voltarão ao presidente Lula antes de serem divulgadas. Haddad espera anunciar o programa até o final deste mês.