O governo federal enviou neste domingo tropas da Força Nacional de Segurança Pública ao Espírito Santo, onde rebeliões em três presídios deixaram dois mortos, um deles decapitado, segundo fontes oficiais. Cerca de 70 agentes da força especial, formada por membros de corpos policiais de elite de todo o país e criada para atuar em operações pontuais, chegaram hoje a Vitória.
O reforço, que chegará a um total de 300 agentes, foi solicitado pelo próprio capixaba diante do agravamento da situação em três presídios que estão sob o controle dos presos.
Os 700 internos da Casa de Passagem de Vila Velha estão amotinados desde quarta-feira passada. Até o início desta noite, quatro pessoas ainda eram mantidas como reféns. As rebeliões na Penitenciária de Viana e no Presídio de Linhares começaram no sábado.
A situação mais grave no Espírito Santo é a da Penitenciária de Viana, onde os amotinados assassinaram dois presos de grupos rivais e deixaram seus corpos, um deles decapitado, à vista do público e das câmeras de televisão. Diante do temor de novas rebeliões, foram suspensas as visitas que estavam programadas para este domingo em todos os centros carcerários do Espírito Santo.
Leia também