O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou neste sábado (3) a liberação de R$ 18 milhões para o combate à dengue na cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte de uma ação conjunta entre os governos federal, estadual e municipal para combater o agente transmissor da doença, o mosquito Aedes aegypti.
Temporão mostrou-se otimista com os resultados da parceria entre as três esferas governamentais em todo o país. “Tenho certeza de que neste verão a situação vai ser bem melhor do que no verão passado.”
Segundo o ministro, os recursos destinados à capital fluminense para combater a dengue são 65% superiores aos repassados pela União no ano passado para essa mesma finalidade.
A ação de combate à dengue no Rio de Janeiro contará com agentes de saúde e bombeiros, que visitarão casas e estabelecimentos comerciais para esclarecer a população sobre a doença e os meios de evitá-la.
Por sua vez, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), anunciou a criação de um gabinete para combater a dengue. Paes assumiu a prefeitura na quinta-feira (1º) passada. (Rodolfo Torres)
Leia também