O governo federal lançou nesta sexta-feira o plano nacional de combate à gripe aviária. O presidente Lula e o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disseram que a idéia não é alarmar a população, já que o Brasil está longe do foco de epidemia, mas garantir um esquema preventivo para o caso de a doença chegar ao país.
“Eu não acredito que venha para o Brasil, por causa da distância, mas sempre há uma ave mais peralta do que a outra e ela pode resolver despencar no Brasil. É importante ressaltar que nós estamos nos preparando para isso”, disse Lula.
Os pontos principais do plano são o monitoramento da propagação do vírus da gripe aviária pelos países, a vigilância de aves migratórias nas fronteiras e o controle da criação de aves. Também fica proibida a importação de aves de países onde já tenha havido focos da doença.
“Temos uma grande chance de não sermos atingidos por essa enfermidade”, disse Rodrigues. No entanto, ele alerta para outras conseqüências, como a queda dos preços do milho e da soja por conta da crise que atinge a avicultura mundial.
Leia também
Após a cerimônia de lançamento do plano, Lula convidou os presentes para um almoço. No cardápio, risoto de frango, iscas de frango, empadas, coxinhas ao molho de gergelim, coração de frango e salada de trigo com peito de peru e tomate seco.