Foi fechado ainda na noite de ontem (31) um bloco dos partidos governistas, com 25 senadores, sob a coordenação do PT e da senadora Ideli Salvatti (SC). O bloco apelidado pela oposição de "galo da madrugada", nome do tradicional bloco carnavalesco de Pernambuco, se deve ao fato de a decisão ter sido tomada durante a noite anterior.
Integram o bloco, além do PT, o PP, o PCdoB, o PTB, o PSB, o PR e o PRB. A nova composição partidária dá ao bloco o direito a três cargos na Mesa Diretora. Os senadores do PFL e do PSDB protestaram contra a formação inesperada da frente parlamentar e ameaçam criar um novo bloco, reunindo os dois partidos, caso a formação da Mesa não seja feita por consenso, respeitando a proporcionalidade partidária.
"Não é galo da madrugada não, pois já falei sobre isso antes da decisão de ontem. É apenas uma salva-guarda caso não seja respeitada a proporcionalidade das maiores bancadas e se as negociações não tiverem resultado, mas estamos abertos ao diálogo", explicou a senadora catarinense. Segundo a senadora, os partidos da base tiveram que formar o bloco por culpa da "ganância por cargos" do PSDB e do PFL. (Lúcio Lambranho)
Leia também
Deixe um comentário