O presidente Lula anunciou hoje (19), no Encontro Econômico Brasil-Alemanha, realizado na cidade de Blumenau (SC), que uma nova proposta de política tributária será encaminhada para votação no Congresso até o final do mês de novembro.
“Até o dia 30 deste mês enviaremos ao Congresso Nacional uma outra proposta de política tributária para que a gente consiga ter, se não a carga tributária e a política tributária ideais, mas aquela que seja factível e possível para as necessidades dos governadores e prefeitos”, disse durante discurso realizado no Encontro que contou, entre outros, com 250 empresários de diferentes setores da Alemanha.
Sem dar explicações mais detalhadas sobre a proposta, o presidente Lula também disse que irá anunciar amanhã (20) investimentos de U$ 28 bilhões na área de ciência e tecnologia até 2010. Além disso, informou que nos próximos 15 dias também irá apresentar ao país uma proposta de política industrial “com forte conteúdo de inovação tecnológica".
Leia também
O objetivo do encontro realizado hoje em Blumenau é estreitar as relações comerciais entre o Brasil e a Alemanha. Hoje a Alemanha é o quinto maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos, Argentina, China e Países Baixos.
De acordo com a Presidência, de janeiro a outubro de 2007, as exportações brasileiras para o mercado alemão totalizaram US$ 5,8 bilhões, com aumento de 24,4% sobre o mesmo período do ano passado, quando as vendas externas somaram US$ 4,7 bilhões. Já nos primeiros dez meses deste ano, a participação das exportações para a Alemanha em relação ao total exportado pelo Brasil para o mundo foi de 4,4%. (Erich Decat)