Rodolfo Torres
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), dispensou, por enquanto, a ajuda da Força Nacional de Segurança para auxiliar a polícia fluminense no confronto com traficantes.
A informação foi dada à Agência Brasil pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, que conversou por telefone com Cabral. Segundo o peemedebista, a Polícia Militar e a Polícia Civil têm equipamentos e condições para continuar sem auxílio de reforços federais.
Neste sábado, 12 pessoas morreram na capital fluminense vítimas dos tiroteios entre policiais e criminosos. Um helicóptero da Polícia Militar chegou a explodir no solo, após ser atingido por tiros quando sobrevoava o Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na zona norte do Rio. Na queda, dois policiais morreram.
De acordo com o ministro, os acontecimentos de hoje podem se repetir e não devem abalar a credibilidade do Rio de Janeiro perante o Comitê Olímpico Internacional, que recentemente escolheu a cidade para sediar as Olimpíadas de 2016.
“Ao escolher a cidade, eles já tinham conhecimento do trabalho que vem sendo realizado na área da prevenção e que continuará, pois vem fazer face à omissão do Estado nas últimas décadas em relação à segurança pública”, afirmou.