O ministro das Relações Institucionais, José Múcio, afirmou hoje (9) que o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, vai distribuir aos ministros “uma cartilhazinha do que a Justiça permite e que não permite” nas eleições municipais deste ano.
Hoje, o presidente Lula reuniu os ministros no Palácio do Planalto para a segunda reunião ministerial do ano. Nesse encontro, Toffoli falou aos ministros sobre a conduta adequada nas eleições.
Múcio destacou que defende que cada ministro faça política em seu estado. Além disso, também defendeu que as participações dos ministros em palanques devem ocorrer apenas no segundo turno. No entanto, a decisão ficou para a próxima semana.
“O presidente pediu para que essa decisão fosse tomada na próxima semana com a reunião dos ministros políticos, que têm militância partidária, então investindo diretamente nas políticas municipais.”
O ministro explicou que se um ministro usar a passagem aérea a que tem direito em um dia de evento político, isso pode ser interpretado como uso de recurso público para ir a um evento político.
Leia também
Segundo Múcio, Toffoli “recomendou que tivesse cuidado porque, dependendo do juiz local, a interpretação poderia ser contra a pessoa física do ministro”. “Mesmo essa questão da passagem aérea, quem tem toda semana, pode ser interpretado como uso da máquina pública”, complementou. (Rodolfo Torres)