Mário Coelho
Os advogados do governador cassado de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), entraram com um mandado de segurança nesta segunda-feira (14) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tentativa de evitar a posse do segundo colocado nas eleições de outubro, Neudo Campos (PP). Na sexta-feira (11), o Tribunal Regional Eleitoral local (TRE-RR) cassou o mandato do tucano e do seu vice, Chico Rodrigues (DEM), por uso indevido de veículo de comunicação. O relator do caso é o ministro Arnaldo Versiani.
A diplomação de Neudo Campos e de sua vice, Marília Pinto (PSB), está prevista para a manhã de hoje. O TRE-RR determinou a imediata execução do acórdão, após sua publicação. Neudo foi o autor da ação que levou à cassação do mandato de Anchieta Júnior. Segundo a denúncia, o radialista Mário César Balduíno veiculou diariamente, na Rádio Roraima, de propriedade do governo local, programa matinal favorável a Anchieta, então candidato à reeleição, e com conteúdo negativo em relação a Neudo.
Durante o fim de semana, a defesa cogitou entrar com o mandado de segurança. No entanto, como o acórdão não havia sido publicado ainda, não haveria tempo hábil nessa circunstância para recorrer e evitar a posse de Neudo Campos.