A assessoria do suplente de senador Gim Argello (PTB-DF) disse, na tarde de hoje (5), que o futuro parlamentar assume o cargo na semana que vem, “provavelmente na terça-feira (10)”. Conforme antecipou o Congresso em Foco, o vice-presidente nacional do PTB descarta a possibilidade de renunciar. Ele assumirá uma cadeira no Senado depois que o titular da vaga, Joaquim Roriz (PMDB-DF), renunciou ontem, pressionado pelo escândalo de uma partilha de R$ 2,23 milhões.
De acordo com a assessoria de Gim, os processos a que responde na Justiça não o impedem de assumir e de permanecer como senador. “Além de ele não ter sido condenado com trânsito em julgado, essas acusações aconteceram antes de ele assumir o cargo”, disse a assessoria do petebista ao Congresso
Leia também
Hoje (5), o futuro parlamentar cancelou uma entrevista coletiva marcada para as 16h. De acordo com a assessoria, Gim está doente, com “problemas cardíacos”, em casa, repousando. Por isso, ele divulgou uma nota explicando que vai assumir a vaga no Senado e que os processos a que responde não o impedirão de representar o Distrito Federal na Casa.
Desde o sábado, Gim se mantém recluso. Naquele dia, a revista Veja publicou reportagem em que uma terceira pessoa informava que ele ouviu uma confissão de Roriz. Na conversa, Roriz teria dito a Gim que subornou dois juízes do Tribunal Regional Eleitoral do DF no julgamento de um processo.
No início da semana, o suplente de senador se manteve numa fazenda do Entorno. Alegou problemas de saúde provocados pelo estresse da divulgação da reportagem. (Eduardo Militão)
(Matéria publicada em 05.07.2007. Atualizada às 07:17 do dia 06/07/2007)
Confira a íntegra da nota de Gim Argello
“A Assessoria do suplente de senador, Gim Argello (PTB-DF) informa:
A coletiva, marcada para a tarde de hoje (5/07), foi cancelada por recomendação médica, devido a um quadro do estresse que poderia prejudicar a saúde de Argello.
Gim Argello irá assumir ao mandato de Senador da República, respeitando compromisso firmado com a população do Distrito Federal nas últimas eleições.
Argello lamenta o fato de assumir ao mandato de Senador da República para substituir, de forma intempestiva, o Senador Joaquim Roriz. E, apesar das circunstâncias, não irá abdicar das elevadas obrigações que lhe aguardam”.