O ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, afirmou que o presidente Lula está otimista para a construção de uma base de apoio mais sólida no Congresso Nacional a partir do próximo ano. Durante reunião da coordenação política do governo realizada hoje (20) pela manhã, no Palácio do Planalto, Lula disse aos ministros que acredita que a relação entre o governo e a oposição vai melhorar no seu segundo mandato.
Além de Tarso Genro, participaram da reunião de coordenação política o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff; o ministro da Fazenda, Guido Mantega; e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.
"A avaliação do presidente é que há um novo patamar hoje de relacionamento entre governo e oposição, de um lado, e há uma enorme possibilidade de que o governo tenha uma base bem mais sólida no parlamento para governar no segundo governo", declarou Tarso Genro.
De acordo com o ministro, o presidente fez um balanço das conversas que vem mantendo com representantes de partidos aliados e da oposição. Lula recebeu, na semana passada, o comando nacional do PT e se reuniu com governadores eleitos em outubro, incluindo os de oposição.
Leia também
Na próxima quarta-feira (22), Lula receberá o presidente nacional do PMDB, Michel Temer, para discutir a participação do partido em seu segundo mandato. O presidente também quer conversar com o presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati (CE), e vai propor aos governadores de oposição uma reunião conjunta para discutir a governabilidade.
De acordo com Tarso Genro, todas as reuniões políticas têm como objetivo auxiliar o presidente na composição de forças políticas para o segundo mandato em busca da coalizão. (Rodolfo Torres)