Lúcio Lambranho
O deputado José Genoino (PT-SP) apresentou nesta quarta-feira (18) um documento oficial da Força Aérea dos Estados Unidos contendo detalhes sobre a construção das bases militares norte-americanas na Colômbia. Segundo o deputado do PT, o projeto revela que o governo Obama tem intenção de intervir na região usando o país andino como base para operações militares e de trabalhos secretos dos serviços de inteligência.
O texto do documento tem como base o Orçamento de Defesa dos Estados Unidos para 2010 e classifica a construção das bases como uma oportunidade para conduzir “operações militares de amplo espectro” na América do Sul.
No documento, a região é chamada de “sub-região crítica”, onde a “segurança e a estabilidade estão permanentemente ameaçadas pelo narcotráfico patrocinado por insurgências terroristas, governos anti-Estados Unidos, pobreza endêmica e desastres naturais recorrentes”.
“Esse documento é uma espécie de réu-confesso da política norte americana para influir, intervir, pressionar na América do Sul, tendo como alvo o combate aos movimentos sociais e aos governos progressistas conceituados aqui como anti-Estados Unidos, especificamente a Venezuela, Bolívia e Equador”, afirma Genoino, que apresentou o documento durante seu discurso no plenário da Câmara.
O deputado também afirma que o país deve pedir explicações formais do governo Obama sobre as reais intenções do país na região. Genoino promete debater o documento com a Comissão de Relações Exteriores da Câmara e levar o assunto ao conhecimento do ministro da Defesa, Nelson Jobim. “Oque fica claro é que o presidente Obama virou refén do sistema norte-americano de Defesa dos tempos da Guerra Fria”, completa o deputado do PT.
Leia também
Deixe um comentário