O relator da CPI dos Bingos, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse hoje que vai dar parecer contrário ao requerimento que pede o indiciamento do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, por crime de responsabilidade. O requerimento é de autoria do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) e será examinado na sessão desta terça-feira.
No documento, o tucano argumenta que, após o último depoimento do ministro, “ficou claro que, entre tantas pessoas intimamente ligadas a Palocci, todas envolvidas no escândalo GTech e outros eventos ligados à administração de Ribeirão Preto, necessariamente tem de haver uma pessoa poderosa a dar guarida aos demais”.
Garibaildi, porém, acredita que a investigação sobre a renovação de contrato entre a Caixa Econômica Federal e multinacional GTech não forneceu motivos para sugerir ao Ministério Público o indiciamento de Palocci. Ele disse que talvez possa sugerir o indiciamento no relatório final, mas ressaltou que, até o momento, não tem elementos para isso.
“No caso GTech, não há porque pedir o indiciamento. É preciso deixar claro que estamos tratando desse caso agora”, disse ele.
Leia também
O relator ainda afirmou que vai sugerir a rejeição do requerimento do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que pede a retirada do nome do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, de dois antecessores Sérgio Cutolo (1995-1999) e Emílio Carazzai (1999-2002), e de diretores do banco da lista de indiciados da CPI dos Bingos.