Aproveitando a convocação extraordinária do Congresso, anunciada hoje pelo presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), o relator da CPI dos Bingos, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), vai aproveitar para apresentar em janeiro o primeiro relatório parcial da comissão, que tratará exclusivamente dos casos GTech e Caixa Econômica Federal. O anúncio foi feito hoje à tarde, pelo próprio senador.
Garibaldi explicou que ia apresentar este relatório parcial nos próximos dias, contando com a prorrogação dos trabalhos do Congresso, mas sem a convocação. "Agora tem mais tempo. Dá para colocar o relatório em discussão na Comissão", avaliou o senador.
O relator da comissão avaliou que a convocação também será um bom período para que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, compareça à CPI. Palocci já foi convidado, mas recusou o convite alegando problemas de agenda. A CPI por várias vezes ameaçou, sem colocar em prática, votar um requerimento de convocação do ministro.
Os casos Gtech e Caixa foram os dois primeiros alvos de investigação da CPI, que foi criada para investigar o envolvimento das casas de bingo com o crime organizado e as denúncias de favorecimento da Caixa á multinacional Gtech, detentora do monopólio da exploração das loterias federais.