O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) afirmou, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que os deputados do Partido Verde que são empenhados na defesa das causas ecológicas são minoria. “Deputados egressos do movimento ecológico são hoje minoria dentro do partido. A maioria que tem o poder é não-ecológica”, afirmou Gabeira.
Por sua vez, o presidente do partido, José Luiz Penna, destacou a pluralidade dos quadros do PV. No entanto, Penna admite que hoje “é realmente fácil entrar no PV”. “Temos pessoas com experiências diferenciadas. Mas havia a pressão de ter de superar a cláusula de barreira nas últimas eleições e precisávamos eleger deputados. A gente está trabalhando para diminuir essas diferenças. Mas hoje todo mundo é meio-ambientalista”, disse.
Para exemplificar a diversidade no PV, costuma-se recorrer ao deputado Edigar Mão Branca, que é músico e costuma comparecer às sessões utilzando um chapéu de couro. Mão Branca é filiado ao partido desde 2003 e assumiu como suplente de Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), atual ministro da Integração Nacional. Em entrevista exclusiva ao Congresso em Foco, Mão Branca afirmou que o seu chapéu é mais importante que o seu mandato. (leia a entrevista)
Leia também