O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) afirmou há pouco ao Congresso em Foco que defende o afastamento do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), até que as denúncias publicadas pela revista Veja sejam esclarecidas. De acordo com a publicação, um funcionário de uma construtora pagava algumas das contas pessoais do peemedebista. “O afastamento é necessário pela função que ele ocupa. O ideal é que ele fique fora até que as investigações sejam concluídas”.
Conselho de Ética no Senado
Ontem, o Conselho de Ética do Senado foi instalado. O senador Sibá Machado (PT-AC) foi eleito para presidir o órgão. Adelmir Santana (DEM-DF) será o vice-presidente. O conselho vai decidir se arquiva a representação do Psol contra Renan (leia mais) ou se indicará um relator para analisar o caso.
O conselho se reunirá na próxima semana. Sibá afirmou ontem (30) que vai analisar os documentos encaminhados pelo presidente do Senado antes de decidir os rumos do processo.
Leia também
"Na quarta-feira vou chegar ao Conselho com uma opinião formada. O Conselho vai decidir o encaminhamento do caso. Garanto que vamos trabalhar com base no que diz a Constituição Federal e o regimento do Senado", disse o senador petista, que garantiu que trabalhará com isenção no comando das investigações. (Rodolfo Torres)