O deputado Fernando Gabeira, integrante da CPI dos Sanguessugas, afirmou não haver nos documentos em posse da comissão dados que envolvam o ex-ministro da Saúde José Serra, candidato do PSDB ao governo de São Paulo, no esquema das ambulâncias. Por isso, Gabeira defende que apenas os ex-ministros Saraiva Felipe e Humberto Costa , devem ser convocados a depor.
Humberto Costa, candidato ao governo de Pernambuco, foi citado nos depoimentos e já teria se disposto a prestar esclarecimentos à comissão parlamentar. Saraiva Felipe é investigado pela CPI por ter apresentado emendas que teriam sido usadas pela quadrilha montada pela Planam.
Para evitar disputa
A CPI terá uma sub-relatoria encarregada de investigar membros do Executivo, formada pelos parlamentares Gastão Vieira (PMDB-MA), Júlio Redecker (PSDB-RS) e Flávio Arns (PT-PR).
A escolha de três nomes é uma tentativa de evitar disputas internas na comissão pela convocação de ex-ministros do atual governo e do governo Fernando Henrique Cardoso. Enquanto os governistas querem a convocação de Serra, os oposicionistas defendem que apenas Humberto Costa e Saraiva Felipe deponham.
Leia também