O grupo de parlamentares que defendem a chamada “terceira via” para a presidência da Câmara apostam no racha tucano para fortalecer o próprio movimento. O principal motivo de otimismo se dá justamente porque cerca de 20 deputados do PSDB discutirão, na próxima terça-feira (16), se lançarão a candidatura do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).
Segundo matéria do Estado de São Paulo, a terceira via ainda pensa nos nomes dos deputados Fernando Gabeira (PV-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP) para entrar na disputa. O grupo afirma defender a moralização da Câmara, a reestruturação do Conselho de Ética, redução de medidas provisórias e não viabilização do aumento salarial dos congressistas.
“Embora esteja em sintonia com o que julga ser o clamor das ruas, a terceira via tende mais a marcar posição de protesto do que ameaçar a vitória dos candidatos governistas na disputa da Câmara. Além de não contarem com o apoio integral do PSDB, o movimento moralizador não conseguiu convencer o PFL a integrar suas fileiras”, afirma o repórter Expedito Filho na matéria.
Leia também
A decisão do PFL será de apoiar a reeleição de Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Sem o apoio tucano, a candidatura de Chinaglia ficaria mais frágil, podendo fortalecer o nome do comunista.