Frei Betto, fundador do PT e ex-assessor especial da Presidência da República, afirma em entrevista à revista IstoÉ que o governo do presidente Lula é esquizofrênico e que, mesmo assim, aposta na ressurreição do PT.
Amigo pessoal do presidente, Frei Betto tornou-se um dos principais conselheiros de Lula, subiu com ele a rampa do poder e teve direito a sala particular no Palácio do Planalto, de onde coordenava o programa Fome Zero. Ali veio a sofrer as maiores decepções com o governo, a ponto de pedir para sair da equipe no final de 2004.
Para Frei Betto, o governo é esquizofrênico porque não há como conciliar um projeto de desenvolvimento com uma política econômica que beneficia o capital e acentua as desigualdades sociais.
No intuito de exorcizar as decepções com o exercício do poder, ele publica um livro de memórias sobre sua experiência no governo. Sugestivamente intitulado Mosca azul, reflexão sobre o poder (Ed. Rocco, 320 págs.), é o 53º livro do autor, que chega às livrarias nesta semana.
Veja, a seguir, as principais afirmações de Frei Betto.
Leia também
O PT e o poder
“O PT foi eleito pelo MST, pela CUT, pelo povo das portas das fábricas, das comunidades eclesiais de base, dos movimentos de mulheres, de negros, enfim, o PT venceu em razão de suas profundas ligações com suas bases. Ao chegar ao poder, no entanto, o partido e o governo Lula passaram a tratar essas mesmas bases com distanciamento, incomodados com suas reivindicações, com sua marcha. Isso provocou uma mudança no discurso e na lógica ideológica do partido.”
Política econômica
“É uma incongruência o presidente defender a autonomia do Banco Central. Ele não pode delegar ao BC e ao Ministério da Fazenda a direção econômica do País. Não entendo, com a história que tem, com o pensamento que tem, como Lula mantém tão aferradamente essa linha que está atravancando o desenvolvimento brasileiro. Na minha opinião, o fato de o Brasil ter pagado a dívida ao FMI não é motivo de orgulho.”
“O Lula foi eleito para varrer os tucanos no Ministério da Fazenda e do BC. No entanto, não só permaneceram lá como ditam a política econômica. Ela é mais ortodoxa do que no governo FHC. Nesse sentido, o governo Lula é esquizofrênico. Têm políticas sociais avançadas e uma política econômica ultraneoliberal.”
Marketing político
“O PT poderia ter chegado ao governo sem fazer tantas concessões à elite. Da mesma maneira que poderia ter tido aliados que não fossem adversários dos princípios defendidos pelo partido ao longo de sua história.”
Críticas de FHC
“O PT cometeu um grave erro de, no início de 2003, não apurar todas as denúncias de corrupção nos dois mandatos de FHC. Empurrou as denúncias para baixo do tapete. Resultado: eles vão bater forte na questão ética e o PT não vai ter fôlego para recuperar a memória popular em relação às maracutaias ocorridas na era FHC.”