Edson Sardinha e Eduardo Militão
Eleito em 2006 com 144.797 votos, o forrozeiro e ex-deputado Frank Aguiar (PTB-SP) credita parte de sua derrota nas urnas este ano à ascensão do palhaço Tiririca (PR-SP), que teve 1,3 milhão de votos. O cantor só não ficou sem mandato porque foi eleito vice-prefeito de São Bernardo do Campo (SP) em 2008.
Como mostrou o Congresso em Foco, no seu primeiro mandato de deputado, Frank destinou emenda de R$ 1,4 milhão para um instituto organizar uma feira nordestina idealizada por ele mesmo. O Ministério do Turismo cobra a devolução de R$ 2,5 milhões da ONG, que está de portas fechadas. O evento foi realizado dois meses antes da convenção que colocou o então deputado na chapa de Luiz Marinho (PT) à prefeitura da cidade do ABC paulista.
Hoje, Frank diz que a maioria de seu eleitorado é nordestino, assim como a de Tiririca. “Se a maioria entendeu que o Tiririca poderia representá-la, tenho de respeitar”, afirmou o vice-prefeito ao Congresso em Foco.
A cidade dirigida por Marinho e Frank é o berço político e a atual residência do presidente Lula. Na tentativa de voltar à Câmara, Frank viu quase 100 mil votos irem embora. Os 46.154 votos que recebeu desta vez não lhe garantiram um novo mandato, apenas a primeira suplência de sua coligação, o que ainda permite sonhar em voltar à Casa na próxima legislatura.
“Estou prestando um grande serviço a São Bernardo do Campo. Mas prego a renovação na política. Meu nome sempre estará à disposição se entenderem que sirvo para servir”, disse, sem revelar que cargo pretende disputar nas próximas eleições.
Leia tudo sobre a folia com dinheiro público
Leia também