Fábio Góis
Em celebração ao seu décimo ano de existência, o Fórum Social Mundial (FSM) tem início hoje (domingo, 23) e vai até 28 deste mês, no Rio Grande do Sul, com uma agenda de eventos espalhados em regiões do Brasil e do mundo. O marco inicial será o “Fórum Social 10 Anos: Grande Porto Alegre”, encontro regional com mais de 500 atividades descentralizadas nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga. A capital gaúcha, aliás, foi palco da primeira e mais três edições do Fórum.
Confira a agenda completa do 10º FSM
O presidente Lula e mais alguns chefes de Estado latinoamericanos são esperados no evento. Na próxima terça-feira (26), Lula participará de um debate com a sociedade civil, no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, com o objetivo celebrar a primeira década do Fórum e fazer um balanço de seus sete anos de governo junto às entidades e grupos ligados ao FSM. Devem participar do encontro os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez; da Bolívia, Evo Morales; do Paraguai, Fernando Lugo; além do recém-eleito presidente do Uruguai, José Pepe Mujica.
São igualmente esperados a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; a presidente de honra do Psol, Heloisa Helena; a senadora Marina Silva, pré-candidata do PV à sucessão presidencial deste ano; e o deputado Ciro Gomes (PSB), também possível candidato nas eleições de outubro.
Nesta semana Lula também participará do Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça). E em situação especial: primeiro chefe de Estado a ser condecorado pelo Fórum Econômico com o prêmio inédito de Estadista Global, em homenagem prevista para a próxima quinta-feira (28).
10 anos depois
Em Porto Alegre será realizada uma das atividades principais do FSM, o seminário internacional “10 anos depois: desafios e propostas para um outro mundo possível”, que reunirá mais de 70 intelectuais, dirigentes e lideres sociais de diversos países. Entre os convidados brasileiros (confira a lista completa) – muitos dos quais partícipes da criação e da consolidação do Fórum – estão João Antônio Felício, secretário de Relações Internacionais da CUT; Paul Singer, economista e secretário nacional da Economia Solidária do Ministério do Trabalo; João Pedro Stédile, dirigente do MST; Maria Betânia Ávila, coordenadora da ONG SOS Corpo.
O objetivo do seminário é “examinar os novos desafios da sociedade civil altermundialista e projetar os caminhos futuros para o FSM”. “Também deve fazer uma reflexão mais sistemática sobre o que foi realizado até aqui, os erros e acertos, e a dinâmica institucional do Fórum, constituindo-se em um momento de reflexão estratégica dirigido aos ativistas mais envolvidos no processo”, explica a página eletrônica do Fórum.
FSM em Belém
Na edição do ano passado, o Congresso em Foco enviou a repórter Renata Camargo para a cobertura da 9ª edição da FSM, realizada entre 27 de janeiro (leia mais) e 1º de fevereiro no calor de Belém do Pará.
“A crise econômica internacional provocou uma certa onda de otimismo entre os participantes, pois reforça os argumentos contra o capitalismo e em defesa do socialismo, discurso amplamente majoritário entre os participantes do encontro”, registrou a repórter.
Leia mais:
Fórum Social declara vitória, mas fica nos discursos
Deixe um comentário