Em nota divulgada há pouco, a Força Sindical pede a demissão do ministro da Defesa, Waldir Pires, e responsabiliza a "incompetência administrativa" da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pela crise aérea. Na avaliação da entidade, o caos instalado nos aeroportos nos últimos dias tornou "insustentável" a permanência do ministro.
A nota assinada pelo presidente da Força, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), reivindica uma solução urgente para a crise aérea, defende os controladores de vôo e destaca a disposição do governo em fazer um acordo com a categoria. (Edson Sardinha)
Confira a íntegra da nota:
"Demissão do ministro da defesa
A situação do ministro da Defesa, Waldir Pires, ficou insustentável após o colapso aéreo dos últimos dias. O caos aéreo, resultado da incompetência administrativa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), causou danos irreparáveis para milhares de brasileiros e prejudicou a imagem do país no exterior.
Leia também
Precisamos de uma solução urgente. Merece consideração a atitude do governo federal de propor um acordo com os controladores de vôo. Estes trabalhadores estão com os salários defasados, têm uma jornada exaustiva e estão sem um plano de carreira.
Para o benefício de toda a sociedade o governo deve completar o acordo iniciado nos últimos dias, abrir um canal permanente de negociação com os representantes da categoria, iniciar a desmilitarização do setor e a reestruturação do setor aéreo.
Paulo Pereira da Silva (Paulinho)
Presidente nacional da Força Sindical"