A última pesquisa do Instituto Datafolha mostra que a situação em Porto Alegre continua favorável à reeleição do prefeito José Fogaça (PMDB). A consulta apontou que o peemedebista está com 33% das intenções de voto, 15% a mais do que as segundas colocadas (desconsiderando a margem de erro, de três pontos percentuais), Maria do Rosário (PT) e Manuela D’Ávila (PCdoB). Ambas têm 18%. O Datafolha ouviu 848 eleitores da capital gaúcha, a partir dos 16 anos de idade, nos dias 17 e 18 de setembro de 2008.
Na pesquisa anterior, feita entre 4 e 5 de setembro, o peemedebista tinha 34%. Maria do Rosário tinha 20% na pesquisa de julho, manteve esse índice um mês depois, oscilou para 17% no começo de setembro e tem hoje 18%. Manuela atingia 18% no final de julho, oscilou para 19% em agosto, voltou a oscilar, para 17%, no começo deste mês, e volta a 18% hoje.
O levantamento do Datafolha mostra também que Luciana Genro, do PSOL, está com 7% das intenções de voto, enquanto Onyx (DEM) permanece com 5% e Nelson Marchezan Junior (PSDB) chega agora a 3% das intenções de voto. Vera Guasso, do PSTU, atinge 1%. Carlos Gomes, que substituiu Rogowski como candidato do PHS, foi citado, mas não atingiu 1% das menções.
Leia também
Na simulação de segundo turno, Fogaça leva vantagem contra as duas candidatas. A disputa contra Maria do Rosário ficaria em 51% do atual prefeito contra 38% da petista. O resultado contra Manuela seria bem próximo: 48% a 39%.
Os três candidatos que lideram as intenções de voto empatam tecnicamente na lista dos rejeitados pelo eleitorado portoalegrense. Fogaça não receberia votos de 22% dos eleitores, enquanto Maria do Rosário tem rejeição de 20% e Manuela 19%. Onyx vem logo atrás, com 18%. A maior taxa de rejeição é de Vera Guasso (PSTU), com 27%. (Mário Coelho)
Deixe um comentário