Em um dia crucial para os novos rumos da PEC da CPMF, cuja tensa votação está em curso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) tirou do ar por alguns instantes a sisudez instalada entre os colegas da sessão.
Na apresentação de seu voto, obviamente contrário à prorrogação da cobrança do imposto por mais quatro anos (seu partido fechou questão contra o tributo na semana passada), o tucano comentava o excesso de ministérios em atuação no governo Lula, comparando Brasil e Suíça.
“A Suíça, que é um país de primeiro mundo, só tem sete ministérios. Nós temos 37!”, exclamou o senador, arrancando gargalhadas generalizadas. E completou, dirigindo-se ao petista Eduardo Suplicy (SP): “Senador Suplicy, se Vossa Excelência me disser o nome dos 37 ministros, eu mudo meu voto. Não precisa dizer nem o nome dos Ministérios, porque aí fica difícil”.
Inspirado, o senador soltou mais uma “pérola”. Ele falava enquanto a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) se retirava da Comissão, alegando que “uma urgência surgiu” em seu gabinete. Ao notar que a petista saía, Flexa Ribeiro a interpelou: “Senadora Ideli, eu esperei tanto ouvir o pronunciamento de Vossa Excelência, e, quando vou falar, a senhora vai embora?”.
Leia também
Ao se justificar, mandando um beijo para o senador com o simpático gesto com as mãos, Idelli ouviu de Flexa. “Eu tinha esperança de reverter o voto de Vossa Excelência”, ironizou o senador, novamente levando às risadas parlamentares, jornalistas e servidores da Casa. (Fábio Góis)