O filho do ex-presidente Lula, Marcos Lula (PT), não conseguiu se reeleger vereador em São Bernardo do Campo (SP). Ele teve apenas 1.504 votos, menos da metade dos 3.882 obtidos em 2012, e foi o 58º na disputa pelas 28 vagas da Câmara Municipal da cidade do ABC paulista.
Marcos é filho adotivo do ex-presidente e filho biológico de Marisa Letícia com seu primeiro marido. Em 2008, candidatou-se a vereador pela primeira vez, mas foi impedido de assumir pela Justiça Eleitoral porque seu pai exercia o segundo mandato como presidente República.
Leia também
Leia também:
Eleições 2016: governadores do PT foram derrotados nas suas capitais
PT despenca da terceira para a décima posição em número de prefeituras
Além do filho do ex-presidente, o candidato do PT a prefeito de São Bernardo do Campo, Tarcísio Secoli, ficou em terceiro lugar, com 22,57% dos votos, e não disputará o segundo turno. A cidade é considerada o berço político de Lula e é governada há oito anos por Luiz Marinho – aliado do ex-presidente.
Nas eleições deste ano, porém, a disputa no segundo turno será entre Orlando Morando (PSDB), que teve 45,07% dos votos, e Alex Manente (PPS), que ficou com 28,41%.