A secretária de Educação do Distrito Federal, Vandercy de Camargos, teria enviado um fax de seu gabinete, em papel timbrado, convocando funcionários do governo para participar de uma carreata da campanha da governadora licenciada Maria de Lourdes Abadia (PSDB), programada para este domingo. Segundo o jornal Correio Braziliense, o fax foi destinado, às 16h39 da última sexta-feira, ao subsecretário de Apoio Operacional, Irã Coutinho.
No documento, conforme a matéria de Ugo Braga, o campo "assunto" é preenchido com a palavra "Carreata". “Depois, seguem duas folhas com uma tabela de cinco colunas, listando 26 regiões administrativas do Distrito Federal e o nome dos administradores regionais. Ao lado deles, o nome de cabos eleitorais incumbidos de organizar a carreata, o ponto de encontro e a hora de saída”, diz a reportagem.
"Carreata dia 10/09, domingo, saindo dos seguintes locais e horários indicados com destino ao estádio (sic) Nilson Nelson (chegada no estádio às 12h)", diz o cabeçalho do fax.
Segundo o Correio, funcionários da Secretaria de Educação também dizem ter recebido verbalmente um recado de Vandercy: "É bom quem tem cargo comissionado aparecer". A secretaria tem em sua folha 46.966 servidores, dos quais 3.841 ocupam cargos de confiança – números do relatório de gestão de 2005.
Leia também
Os episódios de uso da máquina são vedados pelo artigo 73 do Código Eleitoral. Os responsáveis podem ser processados por improbidade administrativa e receber multas de até R$ 21.282. De acordo com o Correio, a secretária Vandercy de Camargos foi contactada ontem, por intermédio de sua assessoria, mas ainda não se pronunciou.