Edson Sardinha
A família do ex-vice-presidente da República José Alencar recebe as condolências de amigos, ex-parlamentares e autoridades dos três Poderes no Palácio do Planalto, onde o corpo dele será velado até as 23h30. Há pouco, foi celebrada uma missa pelo secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, e pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisieri.
Este é o primeiro velório realizado no Planalto desde a morte do ex-presidente Tancredo Neves, em 1985. O corpo de Alencar chegou ao palácio às 11h03 e foi recebido com salva de 21 tiros de canhão. A viúva do ex-vice-presidente, Marisa Gomes da Silva, e o presidente em exercício, Michel Temer, recepcionaram o caixão.
Ministros do Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República, senadores e deputados, da base aliada e da oposição, ministros de Estado, ex-ministros e ex-parlamentares cumprimentaram os familiares do ex-vice-presidente.
Agora à tarde, o velório será aberto ao público em geral. O visitante terá de apresentar documento de identidade e passar pelo detector de metais. A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula devem chegar por volta das 17h de Portugal. O ex-vice-presidente morreu ontem (29), em São Paulo, aos 79 anos, após uma longa batalha contra o câncer.
O governo decretou luto oficial de sete dias. Nesse período, as bandeiras na Esplanada ficarão hasteadas a meio mastro. O Congresso suspendeu as atividades previstas para esta semana.
Leia ainda:
Corpo de Alencar segue para o Palácio do Planalto
Morre, aos 79 anos, o ex-vice-presidente José Alencar
Congresso cancela sessões por morte de Alencar