Desta forma, acabou adiada a votação da Proposta de Emenda à Constituição 37/2011, de autoria do senador José Sarney (PMDB-AP), que diminui o número de suplentes de senadores de dois para um. A emenda constituição também proíbe que o substituto de senador seja cônjuge, parente consanguíneo ou afim – até o segundo grau ou por adoção – do titular.
Leia também
A ausência de senadores nesta segunda-feira em plenário também prejudicou a análise de outras PECs, como a 81/07, que acaba com o foro privilegiado de parlamentares, e a PEC 20/13, que acaba com o voto secreto no Congresso. Todas essas propostas estavam na pauta de votações da sexta-feira passada. No entanto, a falta de senadores foi novamente o fator responsável pelo adiamento das votações.
Além destas, aguardam inclusão na ordem do dia a PEC 53/2011, que acaba a aposentadoria compulsória como punição disciplinar aplicáveis aos juízes, e a PEC 75/2011, que permite a demissão de promotores e procuradores pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).