A Executiva Nacional do PT se reuniu com parlamentares petistas na tarde de hoje em Brasília, na sede nacional do partido, para discutir a reforma política. Entre os pontos debatidos, está a adoção do voto em lista pré-ordenada. No entanto, apenas na próxima reunião, marcada para quinta-feira (14), a legenda deverá fechar posição em relação ao tema.
A deputada Maria do Rosário (PT-RS) destacou que o partido caminha para fechar questão em torno da adoção de algum tipo de lista. Contudo, as modalidades ainda estão em discussão. O líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ), afirmou que há um número crescente de parlamentares a favor da lista pré-ordenada.
Já o deputado José Genoino (SP) ressaltou que o financiamento público de campanha implica necessariamente na adoção da lista fechada, tendo em vista que o Estado brasileiro não dispõe de recursos para financiar as eleições individuais.
“Além de tornar a eleição mais barata, tem um caráter educativo”, afirmou Genoino. De acordo com o site do partido, o financiamento público de campanha, a fidelidade partidária e o fim das coligações proporcionais são pontos que têm maior consenso. (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário