O ex-presidente Lula ironizou pastores evangélicos durante um evento realizado com sindicalistas, na noite de quarta-feira, em São Paulo, conforme informações do jornal O Globo.
Ao falar sobre o ajuste fiscal, Lula disse que as famílias de trabalhadores costumam gastar além do orçamento e depois recorrem a “Deus” para pagar suas contas, conforme o jornal.
“Os pastores evangélicos jogam a culpa em cima do diabo. Eu acho fantástico isso. Está desempregado? É o diabo. Está doente? É o diabo. Roubaram seu carro? É o diabo”, afirmou o ex-presidente. “E a solução é Deus. Paga o seu dízimo que Jesus salvará”, complementou Lula.
Depois Lula ainda ironizou a teoria do domínio do fato, instrumento jurídico utilizado para condenar o ex-ministro José Dirceu no julgamento do mensalão. De acordo com essa teoria, o agente público que detém o poder pode ser considerado culpado de um crime mesmo não tendo cometido diretamente esse ilícito.
“Acho que é legal [por a culpa no diabo] porque é direto. Não tem investigação [para saber de quem é culpa]. É a teoria do domínio do fato”, ironizou o ex-presidente.