Menos de um mês após deixar o PT, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) anunciou que votará pela cassação do deputado José Dirceu (PT-SP). O parecer do relator, Júlio Delgado (PSB-MG), está sendo examinado neste momento no Conselho de Ética. Emocionado, Chico Alencar lembrou que há exatos três anos comemorava, no Centro do Rio, a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De lá pra cá, segundo o ex-petista, Dirceu deixou de ser o “comandante do sonho” para se tornar “ator” do maior esquema de corrupção do país.
“Hoje tragicamente estamos aqui para votar o pedido de cassação dele. Não estamos aqui discutindo uma grande biografia. Realmente ele tem uma biografia espetacular. Estamos analisando uma coleção de malfeitos que levou ao seqüestro dos nossos sonhos. Um conjunto e um processo deletério de desconstrução da cidadania que teve o Zé como um de seus artífices. Ele não está sendo condenado por sua trajetória política, mas pelo que deixou de fazer no momento presente. Esse não é o maior esquema de corrupção do país, como disse o relator, é a continuidade do maior esquema de corrupção, com novos atores, entre eles o José Dirceu”, afirmou.
Leia também
O ex-petista recorreu a um ditado popular para explicar a situação de Dirceu, que teria, no poder, se afastado dos tradicionais companheiros: “Passarinho que dorme em ninho de morcego se vicia e passa a dormir de cabeça pra baixo”.
Na fase de discussão, os deputados estão antecipando seus votos, mas a votação do parecer ainda não começou.