Eles representam sete partidos políticos, da base aliada e da oposição, sete estados diferentes e o Distrito Federal. São os 11 senadores que, na avaliação dos jornalistas, melhor exerceram o mandato este ano e que, por isso, disputarão o seu voto na disputa pelo título de melhor parlamentar na sexta edição do Prêmio Congresso em Foco. A classificação final será definida, aqui em nosso site, na votação que começa na próxima segunda-feira (22).
Pelo segundo ano consecutivo, os jornalistas que cobrem o Congresso elegeram Cristovam Buarque (PDT-DF) o melhor senador, com 108 votos. Ele também havia sido o preferido da categoria na votação de 2008. Pedro Simon (PMDB-RS), com 99 votos, e Paulo Paim (PT-RS), com 74, ficaram na segunda e na terceira colocações, respectivamente.
Leia também
Além dos três, outros oito senadores seguem na corrida pelo prêmio, que tem como objetivo estimular o eleitor a acompanhar os trabalhos do Legislativo e a refletir sobre a atuação de cada parlamentar.
Uma peculiaridade dos resultados da votação dos jornalistas para os melhores senadores é o grande número de estreantes classificados para a etapa seguinte do prêmio. Dos 11 selecionados (houve empate na décima colocação), cinco chegaram ao Senado pela primeira vez neste ano: Pedro Taques (PDT-MT), Randolfe Rodrigues (Psol-AP), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Ana Amélia (PP-RS) e Lindberg Farias (PT-RJ) – 35 votos
Veja a relação dos senadores finalistas do Prêmio Congresso em Foco 2011 e os votos de cada um:
Cristovam Buarque (PDT-DF) – 108 votos
Pedro Simon (PMDB-RS) – 99 votos
Paulo Paim (PT-RS) – 74 votos
Demóstenes Torres (DEM-GO) – 66 votos
Eduardo Suplicy (PT-SP) – 54 votos
Pedro Taques (PDT-MT) – 49 votos
Randolfe Rodrigues (Psol-AP) – 45 votos
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) – 43 votos
Ana Amélia (PP-RS) – 39 votos
Lindberg Farias (PT-RJ) – 35 votos
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) – 35 votos
Não perca, ainda hoje, a relação dos deputados finalistas do Prêmio Congresso em Foco.
A primeira fase da votação, concluída ontem (18), teve recorde de participação de jornalistas. Ao todo, 267 profissionais, de 55 veículos de comunicação (clique aqui para ver a lista), manifestaram suas preferências em relação aos melhores representantes da população na Câmara e no Senado.
Os votos dos jornalistas começaram a ser colhidos na terça-feira (16), por meio de duas urnas itinerantes, com o acompanhamento e a fiscalização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).
Conforme o regulamento do prêmio, os jornalistas escolhem os 25 melhores deputados e os dez melhores senadores, além de cinco nomes para cada uma das seguintes categorias: parlamentar de futuro (com menos de 45 anos) e os que mais se destacam na defesa da saúde, da segurança jurídica, dos municípios, dos direitos do consumidor e da democracia e cidadania. Como houve empate na décima colocação entre os senadores, serão 11 os finalistas da categoria.
Clique aqui para saber mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2011