Desde que se popularizaram, as redes sociais são cada vez mais importantes no campo da política. Ao longo das eleições do ano passado, canais como o Twitter e o Facebook viraram meios oficiais de comunicação dos candidatos. Agora, outra eleição movimenta a rede. O Prêmio Congresso em Foco trouxe de volta aos parlamentares finalistas o espírito de campanha eleitoral.
Deputados e senadores que disputam o prêmio valeram-se de suas páginas na internet, no Twitter, Facebook e outras redes sociais para pedirem votos no prêmio. É o caso do líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (PT-SP) que ao longo do último mês disponibilizou um banner em seu site oficial para facilitar o acesso dos internautas. O destaque e a chamada para o prêmio garantiram ao deputado o 13º lugar na disputa entre os melhores deputados.
Leia também
Já o senador Paulo Paim (PT-RS), primeiro lugar dentre os parlamentares que mais se destacaram na defesa do consumidor de acordo com o último boletim divulgado, colocou um botão em seu site oficial que direciona o internauta direto para o site de votações do Congresso em Foco. “Ao colocar esta ferramenta, na verdade, queremos incentivar as pessoas a votar”, afirma. Em relação às redes sociais, o senador não acredita que a presença nas redes sociais seja determinante para alavancar a disputa. “Apesar de usar muito as redes sociais, eu acho que eu sou reconhecido pela abrangência do meu trabalho na área social que norteia todo o meu trabalho aqui”, explica o senador.
Agora na reta final – as votações acabam neste domingo – a campanha está mais intensa. Deputados e senadores utilizam todos os recursos disponíveis para convencer mais simpatizantes a os escolherem. Com o slogan “a parlamentar que faz a diferença”, a deputada Érika Kokay (PT-DF) aproveitou o Facebook. A propaganda já foi compartilhada por 14 seguidores e comentada por mais de 20 seguidores.
Panfletos
Não é só a campanha virtual na internet que acontece. O deputado Domingos Dutra (PT-AM) preferiu o método tradicional e criou “santinhos” pedindo votos para o Prêmio Congresso em Foco. Com a melhor das intenções, ele distribuiu panfletos que ensinam como votar. “Estou concorrendo ao Prêmio Congresso em Foco. Se vocês confiarem no meu trabalho, podem votar em mim”, disse diante da plateia. No último boletim divulgado na semana passada, Dutra estava nos últimos lugares da lista de melhores deputados, mas com a ênfase de hoje, ele pode subir na reta final.
Veja aqui o último boletim parcial de votação, divulgado na sexta-feira (30)
Veja aqui todos os boletins parciais de votação
No entanto, nem sempre a campanha é tão direta. Os líderes nas duas principais categorias, de melhor senador e de melhor deputado, evitaram pedir voto direto. “Como o senador já ganhou três vezes, ficamos só observando, mas ajudamos a divulgar o Prêmio no Twitter. E nesta semana é que vamos enfatizá-lo, já que estamos na reta final”, afirmou o assessor de imprensa do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), Paulo Miranda. O senador está em Londres, a trabalho. Para Miranda, a intenção da premiação é valorizar a opinião do cidadão, que deve se sentir livre para escolher os melhores. “É um prêmio legítimo que reconhece o trabalho sério de alguns políticos”, afirma.
Ainda estreante no cenário político, o deputado Romário (PSB-RJ) se surpreendeu com os resultados do prêmio. Ele estava em quarto lugar dentre os melhores deputados no último boletim divulgado na semana passada.“Politicamente falando, é um resultado muito bom. Eu só faço as coisas para ser o melhor. É claro que eu não tinha muito conhecimento de política, mas isso é um sinal de que as pessoas já não me vêem mais apenas como uma celebridade, mas sim como um político sério”, afirmou. Para o deputado, seus méritos políticos vêm da luta a favor das pessoas com deficiência mental-intelectual e física e da cobrança em relação aos gastos públicos.
As campanhas virtuais agora deverão ser intensificadas já que as votações acabam no próximo domingo, dia 09. O resultado final só será divulgado em 07 de novembro na festa de premiação. O último boletim parcial de votação foi divulgado na sexta-feira, 30 de setembro, e será ele a última informação sobre a votação antes da entrega do prêmio.
Padrão de comportamento
A partir de seu formato, o Prêmio Congresso em Foco visa estabelecer um padrão de comportamento que os eleitores, de um modo geral, buscam para os políticos brasileiros. Pouco importa na avaliação o quão poderosos são os políticos, quantos cargos eles conseguiram indicar no governo federal, que posições de destaque ocuparam, em quem eles mandam. O que importa mais é o grau de preocupação desses políticos com os problemas e anseios da sociedade, e de que forma eles atuam para, de alguma forma, resolver ou, pelo menos, minorar esses problemas.
É esse o pensamento que abarca a maioria das pessoas que votam nas duas etapas de votação do prêmio. Na primeira etapa, os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional escolhem livremente os deputados e senadores que, na sua opinião, mais se destacaram, na categoria geral e nas categorias especiais. Este ano, votaram nessa primeira etapa 267 jornalistas dos diversos veículos de comunicação credenciados para atuar no Congresso. Os dez senadores e os 25 deputados mais votados formaram a lista dos finalistas. Os cinco parlamentares (deputados ou senadores) mais lembrados são os finalistas nas categorias especiais. Quando houve empate no número de votos dos últimos a entrar na lista, o número de finalistas foi acrescido.
A lista com esses finalistas é colocada, então, para a avaliação final dos internautas, que podem entrar na página do site e votar nos nomes de sua preferência. Uma demonstração de que tanto os jornalistas quanto os internautas entenderam o espírito por trás do prêmio é que nunca, em nenhuma das seis edições do prêmio, um político envolvido em denúncias de corrupção foi lembrado. É o que explica o diretor do Congresso em Foco, Sylvio Costa, nesta entrevista à Rádioweb.
Clique aqui para ouvir a entrevista
Parceiros
O Prêmio Congresso em Foco 2011 conta com o patrocínio da Ambev e da Petrobras.
Petrobras elogia Prêmio Congresso em Foco
Congresso em Foco premia parlamentar de futuro
Apoiam o prêmio a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), a Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), e a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip).
São parceiros do Prêmio Congresso em Foco o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e a Agência Rádioweb.
Leia tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco 2011
Colaborou Fábio Góis