Dois meses após seu lançamento, o Prêmio Congresso em Foco 2017 chega nesta quinta-feira (19) ao seu grande dia. Após um mês de votação na internet, consulta a jornalistas que cobrem o Congresso e, de maneira inédita, a um júri altamente qualificado, serão conhecidos a partir das 20h, no Unique Palace, em Brasília, os premiados desta histórica décima edição. Quem não estiver presente ao evento poderá acompanhar ao vivo a transmissão da cerimônia pelo site e pela nossa página no Facebook. Também teremos cobertura especial em nossas contas no Twitter e no Instagram:
Para facilitar a compreensão do prêmio, explicamos abaixo as principais regras do prêmio em 2017:
Leia também
QUEM ESCOLHEU OS MELHORES PARLAMENTARES DO ANO
Pela primeira vez os vencedores foram definidos por três públicos distintos:
Sociedade (por meio da votação na internet)
Foram validados 1.034.683 votos, dados por 130.113 pessoas entre 1º e 30 de setembro.
PublicidadeJornalistas que cobrem o Congresso
Participaram 73 jornalistas de 45 veículos de comunicação entre 4 e 11 de setembro. Não puderam participar da votação os profissionais vinculados a empresas de lobby, assessoria de comunicação ou consultoria política, assim como aqueles que exercem o cargo de assessor(a) de deputado(a) federal ou senador(a), de bancadas partidárias ou de partidos com assento no Congresso.
Júri especializado
Iniciativa inédita na premiação, o júri foi formado por representantes das áreas empresarial, trabalhista e acadêmica, de entidade do terceiro setor e do Congresso em Foco. Integraram o júri o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical; o cientista político e professor da Universidade de Brasília Ricardo Caldas; e o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.
OS PARLAMENTARES APTOS À VOTAÇÃO
Puderam ser votados os 377 parlamentares que não respondiam, até 18 de agosto (data da conclusão do levantamento do Congresso em Foco), a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) e que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias desde o início do ano legislativo, em 2 de fevereiro.
AS CATEGORIAS EM DISPUTA
Duas CATEGORIAS GERAIS:
“Melhores deputados” e “Melhores senadores”
Na votação da internet e no júri, foram incluídas outras três CATEGORIAS ESPECIAIS:
– Combate à corrupção e ao crime organizado.
– Defesa da agropecuária
– Defesa da seguridade social
QUEM SERÁ PREMIADO
Entre os mais votados da internet:
– Os 10 senadores e os 20 deputados mais votados, nas categorias gerais. Havendo empate na última posição, serão premiados todos aqueles que ficarem empatados;
– Os 5 parlamentares mais votados em cada uma das categorias especiais.
Entre os mais votados pelo júri:
– Os 5 senadores e os 10 deputados mais votados, nas categorias gerais;
– Os 3 parlamentares mais votados nas categorias especiais.
Entre os mais votados pelos jornalistas:
Os 5 senadores e os 5 deputados mais votados. Havendo empate na última posição, serão premiados todos aqueles que ficarem empatados.
O PRÊMIO DE CADA PARLAMENTAR
Escolhidos pelo júri e pela consulta popular
– Categorias gerais:
Para os três mais votados, na Câmara e no Senado (num total de 6 congressistas), serão entregues troféus e diplomas.
Para todos os demais premiados, serão entregues diplomas, atestando a inclusão do(a) parlamentar entre os melhores representantes da população no Congresso Nacional.
– Categorias especiais:
Para o(a) vencedor(a) de cada categoria especial, serão entregues um troféu e diploma.
Para todos os demais parlamentares premiados, diplomas, atestando a inclusão do(a) parlamentar entre os melhores representantes da população no Congresso Nacional.
– Escolhidos pelos jornalistas nas duas categorias gerais:
Para o(a) vencedor de cada casa legislativa serão entregues um troféu e um diploma. Para os demais, diplomas, atestando a inclusão do(a) parlamentar entre os melhores representantes da população no Congresso Nacional.
POR QUE PREMIAR
Criado em 2006 para valorizar a atividade política e o papel do Legislativo no que eles têm de mais nobre e útil à sociedade, o prêmio combate a imagem de que todos os políticos são iguais. Também procura destacar a necessidade de valorizar os bons exemplos para melhorar a qualidade de um Parlamento tão pródigo em produzir vexames. “Precisamos reagir contra a desqualificação da política e dos políticos, mesmo correndo o risco de premiar hoje políticos que no futuro podem se revelar piores do que imaginamos”, afirma Sylvio Costa. “Porque pior mesmo é o ceticismo que nos oprime e nos imobiliza, nos impedindo de perceber a diferença entre pessoas dedicadas e competentes e bandidos que andam com o broche de parlamentar na lapela”, completa o jornalista.
O Prêmio Congresso em Foco teve o patrocínio e apoio da Ambev, Anabb, Governo de Mato Grosso, Uber, APCF, Anffa Sindical, Sinprofaz, Anfip, Anadef, AMB, Ciclo de Gestão, Febrafite, Abrig, OAB-DF e Sindicato dos Jornalistas
Patrocínio:
Apoio Institucional: