O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), está entre os parlamentares que apresentaram emendas ao orçamento em benefício da Gautama. Segundo o jornal O Globo, Tuma é o autor de uma emenda, atribuída à bancada de São Paulo, destinando R$ 160 milhões para obras contra enchentes no município de Avaré embargadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por indícios de irregularidades.
A emenda, apresentada em 2006, foi acatada, mas a dotação foi reduzida para 18 milhões. Os recursos destinados são do orçamento Ministério do Turismo o que, segundo O Globo, foi uma alternativa para driblar o embargo, feito quando a obra estava submetida ao Ministério da Integração Nacional.
O senador assume a autoria da emenda, mas afirma ter agido a pedido do prefeito de Avaré e sem qualquer influencia de lobistas da Gautama. "Sei que houve um corte na liberação de recursos. Um lobista esteve aqui com meu chefe de gabinete e queria que eu fizesse um ofício protestando contra a decisão do TCU", admitiu. Entretanto, acrescentou, "não recebi o lobista nem assinei qualquer ofício. Não fiz porque senti que aquilo não cheirava bem". (Carol Ferrare)
Leia também