Veículo de comunicação mais citado pela mídia internacional em plena discussão do impeachment, em 2016, o Congresso em Foco convida o leitor para um passeio de menos de cinco minutos. É o tempo de um cafezinho. No vídeo abaixo, Sylvio Costa, o fundador do site que frutificou em revista e fórum de discussões, fala um pouco sobre a instigante aventura de fazer um jornalismo 100% independente, voltado para o zelo com o uso do dinheiro público e a valorização das boas práticas políticas. Ou, como gostam de classificar gigantes como The Washington Post e The New York Times, “Congress whatchdog” (cão de guarda do Congresso, em tradução livre).
Leia também
“Se as pessoas soubessem como se faz notícia e salsicha, jamais consumiria nenhuma dessas duas coisas”, brinca Sylvio, para depois explicar melhor do que se trata.
“Eu acho que no caso do Congresso em Foco é um pouco o contrário: quanto mais conhecimento a pessoa tem do veículo, dos nossos processos internos de produção, da maneira e do carinho com que a gente faz, da dedicação da equipe – que sempre foi uma equipe pequena, mas extremamente dedicada, extremamente competente –. à medida que as pessoas vão conhecendo isso, elas vão respeitando mais, vão acreditando mais no trabalho que a gente faz”, acrescenta o jornalista.
Em seguida, Sylvio dá o recado que sintetiza a experiência deste veículo de comunicação nascido em Brasília, em fevereiro de 2004 – cinco anos depois, em 2009, o site ganharia a “tríplice coroa” do jornalismo brasileiro, entre eles o “Oscar” da imprensa nacional, o Prêmio Essso. Naquela ocasião, o Congresso virou de cabeça para baixo com a série de reportagens intitulada “a farra das passagens”. Mas, voltando ao recado…
“Tenho absoluta certeza de nossos melhores furos, os nossos maiores produtos, as coisas mais bacanas que a gente tem a fazer estão no futuro, e não no nosso passado”, resume.
O vídeo foi exibido na abertura da histórica edição do Prêmio Congresso em Foco, que chegou ao 10º aniversário em 2017, celebrado na última quinta-feira (19) em Brasília (veja as fotos). Bem, vamos deixar que ele conte um pouco mais de nossa história. A visão do editor-executivo, Edson Sardinha, sobre a natureza do veículo; uma visitinha à redação, quartel-general de todos os dias; o deslocamento pelo ‘túnel do tempo” do Senado até o comitê de imprensa, em pleno dia de labuta; a pulsação do Congresso em comissões e no plenário… Enfim, uma singela demonstração de como as coisas funcionam por aqui. Embora breve, a viagem vale muito a pena.
Bom passeio!
O Prêmio Congresso em Foco teve o patrocínio e apoio da Ambev, Anabb, Governo de Mato Grosso, Uber, APCF, Anffa Sindical, Sinprofaz, Anfip, Anadef, AMB, Ciclo de Gestão, Febrafite, Abrig, OAB-DF e Sindicato dos Jornalistas
<< Você está no veículo brasileiro que mais apareceu na mídia internacional nas últimas semanas
<< Deu no The New York Times: Sylvio Costa fala sobre impeachment; assista ao vídeo
Patrocínio:
Apoio Institucional: