O ex-juiz e agora pré-candidato à presidência da República pelo Podemos, Sergio Moro, desembarcou no aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa com gritos de “juiz ladrão”, nesta quinta-feira (6/1). Os gritos foram feitos, em sua maioria, por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
No Nordeste, além da Paraíba, Moro também cumprirá agenda para Ceará, Piauí e Sergipe em fevereiro.
Veja abaixo:
Reprodução/Portal T5
No vídeo acima, que circula nas redes sociais, é possível identificar os coros de “juiz ladrão” e “traíra”.
A tour do ex-juiz no estado começou na capital paraibana, a convite do deputado federal Julian Lemos (PSL). Moro também está acompanhado da presidente nacional do Podemos, Renata Abreu (SP) e de um assessor de comunicação pessoal. Lemos coordenou a campanha de Bolsonaro no Nordeste, em 2018, que rompeu com o presidente para apoiar o ex-juiz. Nas redes sociais ele afirmou que estará ao lado de Moro em sua agenda de compromissos.
Leia também
No Twitter, o ex-ministro anunciou a viagem e que o primeiro compromisso será uma entrevista numa rádio de João Pessoa. Além disso, atacou genericamente seus adversários, chamando-os de “pelegos e milicianos”.
Começo hoje a rodar o Brasil. Nesta semana, estarei na Paraíba. Conto com vocês nessa jornada que está só começando. Temos um país para salvar de uma triste polarização entre pelegos e milicianos. Vamos construir a nação moderna e inclusiva que queremos. pic.twitter.com/yA1pCZrQKn
— Sergio Moro (@SF_Moro) January 5, 2022
Sergio Moro busca apoio na região, que ainda é predominante de esquerda. As últimas pesquisas mostram que o ex-presidente Lula (PT) reúne 61% de apoio no Nordeste, enquanto Moro possui 3%.
No estado, o ex-juiz falará com a imprensa local e terá encontro com empresários da capital e cidades vizinhas. Ele busca ser opção diante do atual cenário de polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula, ocupando o espaço da terceira via na corrida presidencial.
O presidenciável é o segundo pré-candidato à presidência que visita o estado paraibano. Em outubro do ano passado, o governador de São Paulo, João Dória, pré-candidato do PSDB, esteve em João Pessoa. À época, o partido ainda estava nas prévias para decidir entre ele e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para a disputa nacional.
Não é a primeira vez que Moro passeia acompanhado de ex-bolsonaristas. Nas últimas semanas de 2021, o ex-ministro esteve em tour pelos estados do Sul e Sudeste. Em São Paulo, ele contou com ajuda do deputado Júnior Bozzella (PSL-SP). O parlamentar, também ex-aliado de Bolsonaro, e Moro mantêm conversas desde antes do anúncio de filiação ao Podemos. Bozzella defende o ex-juiz como “o único candidato” capaz de consolidar “uma saída” para as eleições de 2022.