Os presidentes do PCdoB, Renato Rabelo, e do PSB, Roberto Amaral, enviaram ontem (8) uma carta ao PMDB pedindo apoio do partido à candidatura de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) à presidência da Câmara.
“Não vai longe o tempo em que nós, socialistas e comunistas, encontrávamos abrigo no velho e saudoso MDB, a barca que nos permitiu cruzar, juntos, a noite da ditadura” diz trecho da carta.
Confira a íntegra da carta
"Exmo. Deputado Michel Temer
Presidente Nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Nós, presidentes do Partido Socialista Brasileiros e do Partido Comunista do Brasil, saudamos na pessoa de V. Exma. O conjunto dos militantes e parlamentares do PMDB, legenda histórica da luta democrática do povo brasileiro. Não vai longe o tempo em que nós, socialistas e comunistas, encontrávamos abrigo no velho e saudoso MDB, a barca que nos permitiu cruzar, juntos, a noite da ditadura.
A história da democracia no Brasil é em grande medida a história dos combatentes que, enfrentando o autoritarismo e o derrotismo – muitas vezes manifestado na proposta do voto nulo – conduziu o povo brasileiro à reconquista plena de seus direitos. Hoje, nosso país está no limiar de uma nova época. Conquistamos a democracia e construímos importantes políticas sociais.
Leia também
Agora, precisamos de mais. Precisamos crescer, precisamos gerar empregos, precisamos combater o câncer da violência e da insegurança. E, para isso, precisamos, acima de tudo, de unidade. Unidade de todas as forças políticas que desejam um Brasil melhor.
Está diante de nós o desafio de eleger uma nova Mesa da Câmara dos Deputados. Nosso desejo e nossa proposta é que a escolha da nova mesa e do novo presidente da Câmara representem um passo na construção dessa unidade. Nesse sentido, reconhecemos e reafirmamos o direito de o PMDB, com maior bancada, indicar um de seus membros para presidente da Casa.
Mas se, porventura, entender o PMDB que sua prerrogativa será mais bem exercida por meio do apoio a um candidato saído das fileiras de outra legenda, oferecemos para análise de V. Exma. E de seus companheiros o nome de Aldo Rebelo, atual presidente da Câmara e candidato à reeleição apoiado pelos nossos dois partidos. Ao longo de sua trajetória, Aldo tem se destacado pela defesa da participação ativa e altiva do PMDB em todos os movimentos, alianças e governos que possam trazer progresso, liberdade e bem-estar ao nosso povo. Durante todo o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Aldo travou uma batalha pelo reconhecimento pleno do PMDB como membro de primeiríssima linha da coalizão governamental.
Para nós, assim como para Aldo, a aliança com o PMDB é a continuidade lógica de uma história que vem de longe. E que certamente seguirá. Pois quem tem passado, credencia-se para construir o presente e o futuro.
Brasília, 08 de janeiro de 2007".
Deixe um comentário