Na intrincada disputa em Belo Horizonte (MG), quem aparece na frente da pesquisa do instituto Datafolha divulgada hoje (25) é a deputada Jô Moraes (PCdoB). Ela tem 20% das intenções de voto, mas “perde” para o enorme contingente de eleitores sem candidato.
Leonardo Quintão (PMDB vem em segundo lugar no levantamento, com 9%. Márcio Lacerda (PSB) e Vanessa Portugual (PSTU) estão com 6% cada. Por causa da margem de erro da pesquisa, os três estão empatados tecnicamente.
A capital mineira tem 26% de eleitores indecisos. Outros 22% declararam que não votarão em nenhum candidato. Ou seja, 48% do eleitorado não escolheu nenhum candidato.
O Datafolha ouviu 829 eleitores em Belo Horizonte nos dias 23 e 24 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais, para cima ou para baixo.
A disputa em Belo Horizonte foi marcada pela tentativa do PT e do PSDB mineiro se unirem em torno da candidatura de Márcio Lacerda, secretário do governador tucano Aécio Neves. O diretório nacional do PT proibiu a coligação formal entre petistas e tucanos. (Eduardo Militão)