O presidente Lula disse hoje (6), no programa Café com o Presidente, que a alta taxa de prefeitos reeleitos ainda no primeiro turno nas eleições municipais 2008 é reflexo do “reconhecimento da população”. De acordo com as apurações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das 20 capitais em que os atuais prefeitos concorriam, em 12 os administradores foram reeleitos. Nas outras oito, todos os atuais prefeitos asseguraram vaga no segundo turno.
“Eu me sinto feliz porque cada eleição a gente vai percebendo que o povo vai conquistando autonomia. O povo está fazendo o julgamento por aquilo que ele entende que é correto. Se as pessoas estão fazendo uma boa administração há um reconhecimento da população de manter essas pessoas governando, o que é uma coisa extremamente importante. Eu penso que é mais uma lição de democracia que o Brasil dá ao mundo com essas eleições de 2008 para prefeito”, disse Lula.
Dos cinco prefeitos petistas que concorriam à reeleição, quatro conseguiram se manter no cargo já em primeiro turno. Foram eles: Luizianne Lins, em Fortaleza, João Coser, em Vitória, Roberto Sobrinho, em Porto Velho e Raimundo Angelin, em Rio Branco. O prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), disputará o segundo turno. O PSDB, um dos principais partidos de oposição, manteve no poder os prefeitos de duas capitais das três que governa: Beto Richa venceu em Curitiba e Silvio Mendes, em Teresina. Em Cuiabá, o partido foi para o segundo turno com Wilson Santos.
Leia também
Sistema eletrônico
Em seu programa semanal, o presidente Lula disse ainda que “mais uma vez as urnas eletrônicas deram um show de civilização no processo eleitoral brasileiro”. Ainda que o TSE tenha substituído, durante as votações de ontem (5), mais de duas mil urnas que deram defeito, Lula avalia que esse primeiro turno transcorreu com normalidade.
“Acho extremamente importante uma eleição que envolveu mais de cinco mil municípios, que envolveu mais de 130 milhões de eleitores transcorrer com a normalidade, com a tranquilidade que transcorreu o processo eleitoral brasileiro”, considerou.
Segundo Lula, o Brasil tem oferecido a tecnologia do sistema de voto eletrônico a outros países. O presidente destacou que em países desenvolvidos como os Estados Unidos a apuração dos votos dura semanas. “Aqui no Brasil você tem 130 milhões de eleitores votando e, depois de três ou quatro horas, já está sabendo o resultado na maioria das cidades. É uma demonstração de que vale a pena a gente acreditar e apostar nos avanços tecnológicos”, exaltou. (Renata Camargo)
Deixe um comentário