Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral aprovaram, na sessão de hoje à noite (2), o envio de tropas federais para mais 39 municípios brasileiros em cinco estados. Com os requerimentos aprovados, o TSE fechou em 341 o número de cidades que terão reforço na segurança no domingo de eleições. Em todos os casos, a requisição das forças armadas foi pedida pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Os estados que receberão o Exército são Alagoas, Amazonas, Maranhão, Piauí e Sergipe. Até agora, as unidades com mais cidades são Pará e Rio Grande do Norte, com 107 cada. Depois vêm Amazonas (41), Alagoas, Piauí e Sergipe (20 cada), Maranhão (13), Amapá e Mato Grosso (4), Paraíba (3) e Tocantins (2)
As tropas realizam dois trabalhos nas cidades. O primeiro é de apoio logístico. Elas fazem transporte das urnas, de materiais para as seções eleitorais, de gêneros alimentícios, de água potável, de combustíveis e de segurança nas comunidades indígenas e nos locais de difícil acesso.
Leia também
O outro é trabalhar na segurança e manutenção da ordem no dia da eleição. O juiz eleitoral da localidade – normalmente cidades menores, onde o calor da disputa é muito grande –, faz o pedido ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) se houver ameaças, dissidência entre partidos, conturbação da ordem e possibilidade grande de compra de votos, entre outros motivos.
O TSE repassou até terça-feira (30/09) R$ 41,6 milhões para o custeio das tropas federais no Rio de Janeiro e em 281 municípios brasileiros onde será necessária a manutenção da ordem e da lei. O valor foi decidido em acordo com o Ministério da Defesa. Após o fim da apuração, as forças armadas devem prestar contas dos gastos nas missões. (Mário Coelho)