O jornalista Eduardo Militão, repórter do Congresso em Foco, recebeu o Prêmio Imprensa Embratel de 2007 em cerimônia realizada ontem (28) à noite, no Rio de Janeiro.
Concorrendo com mais três concorrentes, a série de reportagens Instituto Candango de Solidariedade e dos rombos dos cofres públicos do DF, publicada entre outubro de 2006 e fevereiro de 2007 pelo jornal Correio Braziliense, foi a grande vencedora na categoria Centro-Oeste.
Além de Militão, também foram premiados pela série os jornalistas Amaury Ribeiro Jr. e Fernanda Odilla, do Correio. Foram agraciados outros oito jornalistas que também colaboraram com a produção das matérias.
As reportagens denunciaram dirigentes do Instituto Candango de Solidariedade (ICS), entidade ligada ao governo do Distrito Federal, acusados de desviar R$ 26 milhões dos cofres da instituição para fins particulares. Eles também foram acusados de burlar a lei dos concursos. Para comprovar as irregularidades, a equipe de jornalistas realizou um levantamento das contas do ICS.
Para Militão, a grande recompensa foi ver que a série de reportagens teve repercussão e conseqüências práticas. “O ICS está praticamente fora de funcionamento, os dirigentes denunciados foram presos e estão respondendo a processos na Justiça”, explica. “A série [de reportagens] ajudou a estancar um ralo de corrupção no GDF”, comemora o jornalista, de 29 anos, formado pela Universidade Federal do Paraná. (Camilla Shinoda)
Leia também