O bom desempenho do governo Lula, apontando na pesquisa CNI/Ibope que foi divulgada hoje (27), deve-se ao bom momento da economia do país. Essa é a avaliação do diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marco Antônio Guarita.
“No nosso ponto de vista, não há razão que prevaleça sobre as outras para explicar o índice, a não ser o bom desempenho da economia, que está impactando no conjunto de indicadores da pesquisa”, afirmou Guarita em entrevista coletiva encerrada há pouco no prédio da CNI.
De acordo com o levantamento, 58% dos entrevistados avaliam o governo como “ótimo” ou “bom”. Esse é o melhor desempenho do governo desde 2003, ano do primeiro mandato de Lula, quando o petista atingiu 51% de aprovação popular.
Um dos principais pontos da pesquisa divulgada hoje foi a opinião dos entrevistados em relação à reforma tributária: 82% consideram "importante" ou "muito importante" uma mudança no sistema de pagamento de impostos. Questionados se a reforma tributária provocaria aumento na quantidade de impostos, 31% afirmam haverá menos impostos com a reforma e 25% acreditam que haverá elevação da carga tributária. Por sua vez, 32% avaliam que o valor dos impostos não será alterado. (Fábio Góis)
Leia também