Na sua avaliação, qual foi o melhor senador do ano? Pela quarta vez (terceira consecutiva), os internautas deram a mesma resposta a essa pergunta: foi Cristovam Buarque (PDT-DF). Cristovam acaba de ser anunciado como o melhor senador na festa do Prêmio Congresso em Foco 2011. Ele recebeu 9.963 votos e repetiu a façanha do deputado Chico Alencar (Psol-RJ). Assim como o deputado fluminense, ele também fez dobradinha pelo segundo ano consecutivo: os dois foram os mais votados pelos jornalistas e pelos internautas em 2010 e 2011.
O prêmio foi entregue a Cristovam pela ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. A ministra e o representante da Petrobras, Fernando Paes de Carvalho, entregaram os troféus aos três senadores mais bem votados pelos internautas. Além de Cristovam, receberam a distinção os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), que obteve 9.021 votos, e Lindbergh Farias (PT-RJ), que ficou com 7.583. Há poucos minutos, Lindbergh havia recebido o prêmio como parlamentar de futuro.
Leia também
Veja como ficou a classificação na categoria de melhor senador, conforme a votação dos internautas:
Cristovam Buarque (PDT-DF) 9963 votos
Eduardo Suplicy (PT-SP) 9021
Lindbergh Farias (PT-RJ) 7583
Paulo Paim (PT-RS) 6913
Pedro Simon (PMDB-RS) 5249
Randolfe Rodrigues (Psol-AP) 4246
Demóstenes Torres (DEM-GO) 3970
Ana Amélia (PP-RS) 3701
Pedro Taques (PDT-MT) 2940
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) 2541
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) 2460
Total de votos: 58.587
Cristovam
Nascido no Recife, 67 anos, está no segundo mandato no Senado. Engenheiro mecânico, é pós-graduado em Economia pela Universidade de Sorbonne, em Paris, onde se exilou durante a ditadura. Ainda nos anos 1970, foi chefe de projetos para a América Latina no Banco Mundial. De volta ao Brasil em 1979, começou a dar aulas na Universidade de Brasília (UnB), da qual viria a ser reitor.
Elegeu-se governador em 1994. Instituiu o bolsa-escola e uma grande campanha de educação no trânsito. Já senador, foi o primeiro ministro da Educação de Lula, em 2003. Acabou demitido por criticar o governo. Trocou o PT pelo PDT, e pelo novo partido, foi candidato às eleições presidenciais de 2006. Apesar de ser de um partido da base governista, o senador mantém postura de independência em relação ao governo.
Esta é a quinta vez que Cristovam recebe o Prêmio Congresso em Foco. Em 2007, 2009 e 2010, foi o mais votado pelos internautas. Este ano, além de ter sido o senador mais votado pelos jornalistas, também foi selecionado como destaque na Defesa da Democracia.
Prêmio
O Prêmio Congresso em Foco 2011, que este ano tem como tema a construção da democracia, tem o patrocínio da Ambev e da Petrobras. É apoiado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF), pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais e Agropecuários (ANFFA Sindical). Também apoiam o prêmio a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a TIM, a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Este prêmio também é realizado em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.