O cardeal Cláudio Hummes, recentemente nomeado pelo Papa Bento XVI prefeito da Congregação para o Clero no Vaticano, declarou ontem que o presidente Lula deve fazer um bom segundo governo. "Tenho muito fé e esperança de que o Lula faça um bom governo".
O ex-arcebispo e atual administrador apostólico da Arquidiocese de São Paulo, no entanto, fez uma ressalva. "Mas é preciso que a sociedade e o governo, claro, queiram também fazer isso. Sempre acho que o povo é que tem que fazer uma pressão democrática, pacífica, mas tem de fazer essa pressão para que o governo sinta respaldo para fazer isso e às vezes até para que sinta vontade para isso [fazer o país crescer]", afirmou.
Na avaliação de dom Cláudio Hummes, que rezou uma missa pelo dia dos finados, o presidente Lula terá que saber usar melhor as condições melhores que deverá encontrar no segundo mandato. "Lula diz que constituiu os fundamentos e que agora ele pode construir. Esperamos que sobretudo faça crescer o Brasil, dê trabalho ao povo. Claro que enquanto o povo não tem trabalho, a sociedade terá de encontrar uma forma de ajudar esse povo".
Cláudio Hummes se colocou à disposição para estreitar as relações entre Vaticano e governo. "A gente sempre ajuda," disse. (Tarciso Nascimento)