Mais de 39 mil pessoas já escolheram os parlamentares que, na avaliação delas, melhor representam a população no Congresso Nacional no atual ano legislativo. O número considera apenas os “eleitores” cujos votos foram validados, após auditoria interna e fiscalização da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). A nova parcial da votação do Prêmio Congresso em Foco 2017, que publicamos na tarde desta terça-feira (12), mostra o descolamento do deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) e do senador Magno Malta (PR-ES) na disputa pelas categorias gerais (melhores deputados e melhores senadores). A votação na internet prossegue até o próximo dia 30.
Leia também
<< Veja a quarta parcial da votação
<< Vá direto à página de votação e participe
Publicidade
O resultado parcial põe em evidência, entre aqueles que aparecem nas três primeiras colocações, parlamentares de campos ideológicos antagônicos, à direita e à esquerda. No boletim publicado no último sábado, Bolsonaro aparecia na segunda colocação, atrás de Chico Alencar (Psol-RJ), que agora está em terceiro. Também do campo conservador, Magno já estava na primeira colocação. Os líderes nas duas Casas aparecem com mais do dobro de votos dos segundos colocados – o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) e a senadora Ana Amélia (PP-RS). A terceira posição está com Chico Alencar, na Câmara, e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), no Senado.
Bolsonaro e Chico são os dois mais votados na categoria especial de combate à corrupção e ao crime organizado, seguidos pelo deputado Alessandro Molon (Rede-RJ). Na defesa da agropecuária, a liderança é de Ana Amélia. Molon e o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) vêm a seguir. Na defesa da seguridade, os mais votados são Chico, Jean e Molon.
PublicidadeJúri e jornalistas
Além da votação na internet, serão premiados os deputados e senadores mais bem avaliados por jornalistas que cobrem o Congresso e por um júri altamente plural e qualificado.
Profissionais de quase 50 veículos de comunicação participaram da votação da categoria, encerrada nessa segunda-feira (11). Ao todo 73 jornalistas que cobrem as atividades da Câmara e do Senado ou se dedicam à cobertura política em Brasília foram consultados. Pela primeira vez, a pesquisa foi feita por meio de ferramenta eletrônica, com o envio de um link por e-mail ou celular àqueles que estavam aptos a votar. O sistema garante o anonimato dos votos.
Participam do júri o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical; o professor da Universidade de Brasília Ricardo Caldas, e o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.
Como de hábito, somente estão aptos para a votação parlamentares que não respondem a inquéritos ou ações penais no Supremo Tribunal Federal. De acordo com os resultados da votação pela internet, serão premiados 20 deputados e 10 senadores nas categorias gerais (“Melhores Deputados” e “Melhores Senadores) e cinco parlamentares em cada uma das categorias especiais. A decisão do júri determinará a seleção de mais dez deputados e cinco senadores, nas categorias gerais, e cinco parlamentares em cada uma das categorias especiais.
O Prêmio Congresso em Foco teve o patrocínio e apoio da Ambev, Anabb, Governo de Mato Grosso, Uber, APCF, Anffa Sindical, Sinprofaz, Anfip, Anadef, AMB, Ciclo de Gestão, Febrafite, Abrig, OAB-DF e Sindicato dos Jornalistas
Patrocínio:
Apoio Institucional: