O líder do PSDB no Senado, Arhur Virgílio (AM), aproveitou o depoimento do ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira para a CPI dos Bingos para divulgar um documento atribuído a Verônica Dantas, irmã do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity.
Verônica teria denunciado à Corte Distrital de Nova York uma suposta chantagem feita pelo PT contra o Opportunity para receber “dezenas de milhões de dólares” do grupo nos anos de 2002 e 2003.
O senador não quis revelar de onde veio o documento, mas disse que encaminhará requerimento à CPI pedindo para comprovar a autenticidade dele. Virgílio pedirá também a Previ, Citibank e Opportunity que encaminhem documentos relatando possíveis contatos com representantes do governo federal.
O documento, assinado por Philip Korologos, suposto advogado do Opportunity, está escrito em inglês e remonta declarações atribuídas a Verônica. O texto diz ainda que o governo brasileiro, incluindo o presidente Lula e os ex-ministros Antonio Palocci e José Dirceu, “odiaria Daniel Dantas” e teria a intenção de tirá-lo do controle de seus negócios.
Leia também
Esse ódio teria como origem a recusa de Dantas em repassar recursos em 2002 e 2003 ao PT. O dinheiro, de acordo com o documento, “evitaria futuros embaraços” que poderiam ser criados pelo governo ao grupo Opportunity.