A ex-senadora Heloísa Helena (AL) foi reeleita hoje presidente do Psol durante o primeiro congresso nacional do partido, criado em 2004 por dissidentes do PT. A eleição, com quatro chapas, revelou certa divisão na legenda.
A chapa encabeçada por Heloísa Helena, pelos deputados Ivan Valente (SP) e Luciana Genro (RS) e pelo senador José Nery (PA) recebeu 467 votos dos 739 delegados que votaram. Já a chapa liderada pelos ex-deputados Plínio de Arruda Sampaio (SP) e Babá (PA) ficou com 174 votos. Houve três abstenções. O restante dos votos (92) foi distribuído entre os outros dois concorrentes.
Principal referência da legenda, pela qual disputou a eleição presidencial no ano passado, Heloísa Helena foi derrotada com a aprovação de uma moção de apoio à legalização do aborto.
Em seu discurso, a ex-senadora disse que tinha "convicção espiritual e científica" contra a interrupção da gravidez. De acordo com a Agência Estado, Heloísa chegou a ser vaiada quando disse não acreditar nos dados sobre a mortalidade de mulheres em abortos clandestinos. (Edson Sardinha)
Deixe um comentário