Em nota divulgada há pouco, a Itaipu Binacional informa que o diretor-geral brasileiro da empresa, Jorge Samek, pediu à Comissão de Ética Pública que investigue a sua conduta no cargo. A atitude foi tomada em razão de denúncias publicadas nas últimas semanas pelas revistas Veja e IstoÉ sobre o possível uso irregular da estatal para gerar recursos destinados ao financiamento ilegal do PT e de partidos aliados.
Conforme informou a Assessoria de Imprensa de Itaipu, Samek também formalizou requerimentos ao Ministério da Justiça e à Procuradoria Geral da República "pedindo a apuração de todos os fatos narrados em reportagens das revistas IstoÉ e Veja, bem como a identificação dos interesses que motivaram a divulgação dessas notícias".
O diretor de Itaipu enviou ainda carta aos senadores e deputados federais colocando-se "à inteira disposição do Congresso Nacional para prestar quaisquer esclarecimentos que possam ser úteis para levar à sociedade brasileira a verdade dos fatos e revelar a lisura e o espírito público que orientam a administração da Itaipu Binacional".