Rudolfo Lago
Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (19) mostra a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, candidata governista à sucessão do presidente Lula, mais próxima do governador de São Paulo, José Serra, o nome da oposição na disputa. O tucano Serra ainda lidera com folga,com 37% das intenções de voto. Mas a diferença da petista Dilma, que aparece com 23%, agora caiu para 14 pontos. Na rodada anterior do Datafolha, a diferença de Serra com relação a Dilma variava entre 19 e 25 pontos percentuais, dependendo da lista de candidatos.
Em terceiro lugar na disputa, aparece o deputado Ciro Gomes, do PSB. A senadora Marina Silva, do PV, tem 8% das intenções de voto. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro. Foram ouvidas 11.429 pessoas, e a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Rejeição
Embora cresça, a ministra da Casa Civil ainda registra o maior índice de rejeição entre os pré-candidatos, com 21%. Serra tem 19%, Ciro tem 18% e Marina, 17%.
A pesquisa do Datafolha aponta outra vez para um fenômeno que levantamentos anteriores de outros institutos já haviam apontado: embora governista, Ciro Gomes tira votos de Serra, não de Dilma. Quando ele sai da lista de alternativas, as intenções de voto de Serra sobem para 40%, enquanto Dilma vai apenas a 26%, e Marina a 11%.
Antes do governador Aécio Neves anunciar a sua desistência em tentar a presidência no ano que vem, o Datafolha testou a sua intenção de voto. Com Aécio no lugar de Serra, quem lidera é Dilma, com 26%, seguida de Ciro, com 21%. Aécio fica em terceiro, com 16%, e Marina aparece com 11%. Sem Ciro, Dilma vai a 31%, Aécio passa para 19% e Marina fica com 16%.
Leia também